O Gula

O prazer da comida e o prazer do texto, como sugere Roland Barthes, podem ser reunidos para produzir um novo prisma para se enxergar a Nutrição. Pensamos na produção de uma Nutrição Indócil: ciência para humanos movidos por desejos, privações e outros fatores que excedem o pragmatismo que sustenta os diagnósticos convencionais. Uma Nutrição que seja nômade, no sentido de Gilles Deleuze, ao questionar seus pressupostos.

 

big_madeleine1

Uma clássica imagem da literatura da alimentação: a madeleine proustiana. Fonte: guide.supereva.it

 

O Grupo Universalidades, Literatura e Alimentação, GULA, é uma porção do Núcleo Penso, Núcleo de Pesquisas e estudos em Nutrição e Saúde Coletiva, que tem este intento. Nasceu no ano de 2014 com o interesse de pensar a porção cultural e social da alimentação humana pela via da literatura, compreendendo-a como objeto de conhecimento.

Esperamos que todos se deliciem.

Michelle Medeiros
Poliana Palmeira
Vanille Pessoa

Professoras do curso de Nutrição da UFCG/Núcleo PENSO/G.U.L.A.

PENSO

2 comentários sobre “O Gula

  1. Boa noite pessoal!

    Gostaria de receber informativos sobre o.grupo, dado o meu interesse na area..Sou professora Adjunto da Universidade Federal da Bahia e nutricionista de formaçao.

    Abraço.forte

    Neuza Miranda

  2. Professora, um grande prazer tê-la como leitora e como parceira no “prazer pelo texto”. Para receber nossas atualizações basta fazer sua assinatura na barra lateral direita do site (Seguir o blog G.U.L.A. via e-mail), ok? Caso deseje outra via de contato é só escrever para nós no grupogula.literatura@gmail.com.
    Um abraço.

Deixe um comentário